Joaquim Chaves e Carolina Mendes vencem no Allianz Ericeira Pro da Liga MEO Surf

20230616.allianz.ericeira.pro.320Joaquim Chaves e Carolina Mendes sagraram-se vencedores do Allianz Ericeira Pro, a terceira etapa da Liga MEO Surf, realizada na praia de Ribeira D'Ilhas, na Ericeira. No último dia de competição, que teve início às 6h20, as ondas atingiram cerca de 0,5 metros, mas a organização teve que interromper a prova durante algumas horas, aguardando por uma nova ondulação que trouxe consigo vento onshore.

Na final masculina, Tomás Fernandes teve um bom começo, aproveitando seu conhecimento local para liderar a bateria. No entanto, Joaquim Chaves, finalista da etapa anterior no Porto, aplicou novamente um surf sólido de backside e conquistou a melhor onda da bateria, com 7,25 pontos, assumindo a liderança e determinando o resultado final. Com apenas 19 anos, Chaves conquistou a sua primeira vitória na Liga MEO Surf, obtendo uma pontuação total de 13,75 (7,25 + 6,50 pontos) em 20 possíveis, deixando o vice-campeão nacional de 2019 com 10,00 pontos.

“A onda de Ribeira d’Ilhas é muito importante na carreira de um competidor”, afirmou o campeão. “Tenho-me dedicado muito a esta onda, e tem dado resultados. Tento sempre apanhar a primeira boa onda do heat. Não foi um score muito alto e o Tomás levou a melhor nas primeiras ondas. É importante nestas situações conseguir manter a calma e dar a volta da melhor maneira, e foi o que aconteceu. É uma vitória muito especial, a Liga MEO Surf tem uma competição muito renhida, o nível é muito alto. Espero que seja a primeira de muitas”, concluiu.

Nas meias-finais, Halley Batista (vencedor desta prova em 2022) e Vasco Ribeiro terminaram em 3.º lugar ex-aequo, sendo eliminados por Joaquim Chaves e Tomás Fernandes, respectivamente. Foram duas baterias bastante semelhantes, em que os surfistas que adoptaram uma estratégia mais activa, tentando apanhar o maior número de ondas, encontraram o ritmo certo com as condições do mar, o que acabou por fazer a diferença.

A surpresa do dia foi a eliminação do actual campeão nacional, Guilherme Ribeiro, que liderava o ranking Go Chill. O surfista da Costa de Caparica não conseguiu encontrar as melhores ondas e terminou em 4.º lugar na terceira rodada, ficando atrás de Francisco Ordonhas (1.º), Joaquim Chaves (2.º) e Tiago Stock (3.º).

Na final feminina, Carolina Mendes e Camilla Kemp, duas ex-campeãs nacionais, disputaram o título. Desde o início, Mendes demonstrou domínio, fazendo escolhas de ondas mais acertadas, o que acabou por ser determinante para a vitória final, com uma pontuação de 13,25 pontos, contra os 8,20 pontos da adversária.

"Tentei focar-me nas ondas, encontrar aquelas que permitissem finalizações e consegui encontrar a melhor onda da bateria", referiu a vencedora. "Estou feliz com a vitória e agora quero concentrar-me na etapa dos Açores. O nível feminino está incrível, todas nós temos um surf muito forte, não apenas em Portugal, mas também lá fora, com quatro representantes no Challenger Series. Isso mostra que a Liga MEO Surf possui um alto nível e é um excelente campo de treino. Aproximei-me um pouco mais delas no ranking e agora é continuar a trabalhar e focar no que posso controlar, o meu surf", concluiu.

Na categoria Go Chill, Francisca Veselko, líder do ranking masculino, foi eliminada nas meias-finais por Camilla Kemp, que começou forte com uma onda de 7,50 pontos e soube gerir bem a bateria, apesar dos ataques da adversária nos minutos finais, que não foram suficientes para alterar o rumo dos acontecimentos. Na outra meia-final, Carolina Mendes utilizou a sua experiência para superar a jovem Gabriela Dinis, que deixou escapar a oportunidade de recuperar a camisola amarela que havia perdido na etapa anterior para Veselko.

Com os resultados de hoje, Vasco Ribeiro e Francisca Veselko vão vestir a camisola amarela Go Chill na próxima etapa, nos Açores.

Tiago Stock venceu a Go Chill Expression Session masculina, enquanto Francisca Veselko foi a vencedora na categoria feminina.

Durante a manhã, realizou-se uma acção de limpeza de praia integrada numa iniciativa de sensibilização para a sustentabilidade, com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos, promovida pelo Grupo Jerónimo Martins. Dezenas de crianças de várias escolas do concelho de Mafra participaram na acção. O programa "Amar o Mar", em parceria com o Pingo Doce, proporcionará acções de sensibilização e pedagogia, incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, essas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

No que diz respeito à Allianz Triple Crown, Afonso Antunes lidera na categoria masculina, enquanto Francisca Veselko e Gabriela Dinis estão empatadas na categoria feminina.