Condições ideais esperadas para a GC32 Lagos Cup desta semana

20230623.gc32.lagoscup.320pxlsO GC32 Racing Tour para os catamarãs foiling de design único, projectados por Martin Fischer, será retomado esta semana num dos locais favoritos do circuito.

Lagos, situada a 10 km do Cabo de São Vicente, o ponto mais sudoeste da Europa, sediou dois eventos do GC32 Racing Tour quando o mundo emergiu da pandemia em 2021 e repetiu isso em 2022. Este ano, novamente será palco da GC32 Lagos Cup, que será o único evento para os catamarãs voadores nesta temporada.

Com exceção de uma pausa durante a pandemia, o GC32 Racing Tour tem visitado o porto na costa algarvia de Portugal todos os anos desde 2018, quando obteve apoio da cidade e da região e contou com o suporte do entusiasmado Lagos Yacht Club e seus voluntários, jovens e idosos. O local também é perfeito para os catamarãs voadores GC32, pois oferece potencial para brisa moderada a forte vinda do Atlântico, ao mesmo tempo em que é protegido pela terra. Isso significa que, com ventos predominantes do noroeste, pode oferecer brisa intensa e águas calmas - o cenário ideal para a corrida de catamarãs foiling em alta velocidade.

Nesta semana, a competição contará com uma disputa entre duas equipas lideradas por proprietários e uma batalha de alto nível entre uma equipa totalmente profissional do SailGP e os atuais campeões mundiais do GC32.

Vindo da Suíça, Christian Zuerrer chega a este evento após conquistar o Campeonato Mundial do GC32 em 2022 nestas águas com a sua equipa Black Star Sailing Team. Embora Zuerrer seja o proprietário privado da sua equipa, ele é único ao assumir a posição de trimmer principal em vez de timoneiro. Ele dominou essa posição com maestria. Para Lagos, ele recrutou o renomado velejador francês Franck Cammas para ser seu timoneiro. Além das provas dadas na vela, vencedor da Volvo Ocean Race e da Route du Rhum, Cammas venceu confortavelmente o GC32 Racing Tour em 2016 e 2018 com o Norauto.

"Passamos uma semana juntos com Franck em Maio para um treino e estamos aqui desde domingo", diz Zuerrer. "Está tudo a ir bem. Ele é diferente [do ex-timoneiro Chris Steele], mas de uma maneira boa. O treino é mais exigente, mas é bom nos ajudar a melhorar as nossas manobras."

O veterano da America's Cup, Pier Luigi de Felice, será o trimmer, com Will Alloway na proa e o novo recruta da Emirates Team New Zealand, Guy Endean, na posição de "floater".

"Estivemos em condições de 5 a 25 nós, então cobrimos tudo", continua Zuerrer. "No domingo, atingimos 38,7 nós, com uma média de cerca de 34-36 nós com cerca de 24-25 nós de vento." Os GC32s são conhecidos por superar 40 nós, mas isso geralmente acontece num lago.

A principal concorrência da Black Star é a equipa Team Rockwool Racing, a equipa do SailGP liderada por Nicolai Sehested. Os dinamarqueses passaram menos tempo no GC32, mas chegam em boa forma após o Rolex United States Sail Grand Prix do último fim-de-semana em Chicago, onde conquistaram um respeitável quarto lugar. Ao contrário da equipa Black Star Sailing, eles competirão com a mesma formação que tiveram em 2022, que os levou ao segundo lugar, logo atrás da Alinghi-Red Bull Racing no evento de abertura em Lagos, realizado há quase um ano.

"A nossa abordagem tem funcionado", afirma Sehested. "Estamos a chegar ao ponto em que temos boas performances em todas as corridas que fazemos." Ele não competiu com seu GC32 desde o ano passado, e continua "Gostamos de Lagos - é quente, é divertido e esperamos que haja uma boa brisa marítima - gostamos das condições ventosas..."

Sehested está ansioso para competir com a equipa Black Star Sailing. "Com certeza, adoraríamos ter 10 equipas aqui, mas pelo menos podemos nos comparar com os campeões mundiais, e com Franck Cammas eles nos pressionarão bastante."

A disputa dos proprietários no GC32 nesta semana será entre Simon Delzoppo, presidente da Associação de Classe GC32, da Austrália, e a equipa "novata" polaca HRM Racing Team, que se juntou ao GC32 Racing Tour em 2022. Os polacos são liderados por Piotr Harasimowicz, CEO e fundador da empresa de outsourcing de TI Vector Synergy. Um velejador experiente, Harasimowicz tem objetivos semelhantes para a sua campanha aos da Swiss Foiling Academy em 2021 - seleccionar, treinar e introduzir jovens velejadores polacos selecionados para a competição de alta performance na vela. Para ajudá-los nesta empreitada, eles contam com dois ases franceses: Jean-Baptiste Ducamin, campeão francês de Laser e Benjamin Amiot, ex-campeão de catamarã F18 e membro da equipa GC32 da Team Engie.

Enquanto isso, Simon Delzoppo está de volta à Europa com a sua equipa .film AUS Racing, vindo da Austrália. Com excepção do trimmer Rhys Mara e James Wierzbowski, a sua equipa é nova para ele, mas todos têm experiência em corridas de GC32. Incluem Bruno Mourniac e Thomas le Breton, que passaram várias temporadas competindo a bordo do Zoulou. "Todos têm muita experiência. Zoulou era muito semelhante na forma como operavam o barco a bordo. Deveríamos adaptar-nos rapidamente", disse Delzoppo. "Estou ansioso por um pouco de vela relaxante!"

Usando o seu chapéu de presidente, Delzoppo acrescentou: "Estamos muito satisfeitos por o GC32 Racing Tour estar de volta a Lagos. Todas as equipas aqui são boas, e, olhando a previsão do tempo, podemos esperar uma prova rápida e emocionante."

Amanhã (quarta-feira) é o dia de treinos, com as regatas oficiais, sob a direcção do PRO Stuart Childerley e com o apoio do Lagos Yacht Club, acontecendo de quinta-feira a domingo, com até cinco regatas por dia.

A GC32 Lagos Cup conta com o apoio de parceiros locais, como a Câmara Municipal de Lagos, a Sopromar, a Marina de Lagos, o Clube Vela de Lagos, a Engel & Völkers, o Sonel Hotel, a Multirental, a Oyster Select, a Luzalbashop, a AwiWorld e a Galp.

As expectativas são altas para a GC32 Lagos Cup desta semana, com condições favoráveis previstas para as emocionantes regatas dos catamarãs voadores. Os concorrentes internacionais estão prontos para enfrentar a brisa marítima de Lagos e mostrar as suas habilidades a velocidades impressionantes. Lagos mais uma vez, consolida-se como um destino privilegiado para os entusiastas da vela e oferece um cenário perfeito para a adrenalina e a competitividade do GC32 Racing Tour.