
As Organizações do setor da pesca do cerco português e espanhol, reuniram-se recentemente a fim de definir os passos a seguir para a obtenção da certificação da sardinha ibérica.
Na reunião, participaram elementos da ANOPCERCO (Associação Nacional das Organizações da Pesca do Cerco), da ACERGA OPP-82 (Asociación de Armadores de Cerco de Galicia), da Sociedad Cooperativa Gallega del Mar Sta. Eugenia OPP-83, representante da Secretaria de Estados das Pescas e com vista a elucidar questões menos claras sobre o programa de certificação sustentável elementos do MSC (Marine Stewardship Council).
O MSC através do seu programa de certificação permite que as pescarias interessadas nasustentabilidade sigam um padrão de normas avaliados com base em 3 princípios principais: a saúde da população de peixes (P1), o impacto ambiental (P2) e, por fim, a gestão eficaz da pesca (P3).
Desta reunião ficou clara a importância da parceria entre do setor português e espanhol para a sustentabilidade do recurso sardinha ibérica e foram delineadas as próximas ações conjuntas para a concretização de uma intenção comum: a certificação MSC da sardinha ibérica.